PROCESSOS PRODUTIVOS
A SISAEX compra, seleciona e beneficia a fibra de sisal vinda do campo acompanhando a umidade e garantindo um produto de qualidade para seus clientes
A SISAEX também industrializa sua fibra transformando-a em fios e cordas de sisal.
1º
A fibra, vinda dos campos, é recebida em caminhões diariamente e descarregada nos galpões da SISAEX. Quando o sisal a granel chega, passa por um primeiro processo de seleção separando as fibras conforme grau de impureza, umidade e comprimento.
2º
A umidade é controlada durante todo o processo produtivo por pessoas treinadas utilizando aparelhos específicos e calibrados periodicamente. O sisal a granel são separados conforme umidade aguardando o tempo correto para o beneficiamento. Posteriormente o sisal já beneficiado é novamente verificado a umidade para o empilhamento e controle da melhor data de saída. E no momento de carregamento do container a umidade é novamente tirada garantindo somente o envio dos fardos com o percentual correto.
3º
Quando o sisal a granel chega no período correto para beneficiamento, ele é enviado para as máquinas chamadas “batedeiras”. O operário coloca a fibra na máquina para retirada da impureza, fazer o estiramento e deixar a macies necessária.
4º
O sisal já beneficiado é levado a uma nova seleção mais detalhada retirando o restante das impurezas afim de classificar a fibra corretamente antes do enfardamento
5º
A fibra já totalmente beneficiada e selecionada é enfardada conforme o tipo utilizando etiquetas com a marca da Sisaex e garantindo que foi passada por todos os setores de qualidade da empresa
6º
Os fardos são pesados e verificado a umidade para controle de estoque nas pilha.
7º
Os fardos de sisal são levados para os galpões da empresa onde serão acompanhados a data e umidade correta para o envio.
8º
Os containers são ovados na própria empresa e acompanhados pelo setor de qualidade verificando a umidade e garantindo o envio correto do tipo de sisal.
1º
O sisal beneficiado e selecionado pela Sisaex é enviado ao setor da indústria chamado “Preparação”, onde as fibras são penteadas e estiradas para formação das mechas conforme o tipo de produto final que será fabricado e acompanhado pelo setor de qualidade.
2º
A fibra já preparada é encaminhada as fiadeiras onde serão transformadas em fios. O setor de qualidade retira diariamente amostras dos diversos produtos fabricados garantindo a qualidade dentro dos padrões internacionais. Os fios já podem ser embalados para venda ou encaminhados para o torcimento.
3º
Nesse setor, os fios são torcidos entre si em 2, 3, 4, 5, 6 ou mais pernas conforme necessidade do cliente ou do setor de cordoaria. Esse produto é embalado para expedição ou enviado para fazer corda.
4º
Os fios transformados em “pernas” são utilizados para fabricação das cordas de sisal com 3 ou 4 cabos. A Sisaex produz cordas de 6mm à 64mm.
5º
A embalagem da SISAEX é personalizada para cada tipo de cliente onde podem determinar, inclusive, a marca que deveremos colocar. A preocupação em se fazer uma fibra e produtos industrializados de qualidade se estende para esse setor que é acompanhado atentamente pelo Encarregado responsável pela expedição.
6º
Os produtos já embalados são carregados em caminhões (mercado interno) ou containers (mercado externo) prontos para serem entregues ao cliente.